Desindustrialização e políticas industriais: e agora, Brasil?

Msia 07/04/2017 Copyleft

Os prognósticos apontam que a participação da indústria no PIB brasileiro deverá cair para a faixa de 8-9% até o final de 2017. E a política pró-rentista do governo, aferrado à agenda míope da austeridade, não sugere qualquer perspectiva de reversão deste quadro, que devolve o setor a um nível equivalente ao das primeiras décadas do século passado. Tal insensibilidade, que ameaça devastar um parque industrial que já foi um dos dez maiores e – apesar dos pesares – ainda é um dos mais diversificados do mundo, está alarmando as lideranças setoriais, que começam a se movimentar para chamar a atenção da sociedade para a gravidade da situação.

Um exemplo dessa atividade é a entrevista do presidente do Conselho de Administração da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), João Marchesan, à revista Carta Capital de 22 de março. Nela, ele diz às claras que o governo Temer não tem qualquer noção do risco que ameaça o setor e considera que o País vive “a pior crise dos últimos 80 anos”.

Por outro lado, enquanto o governo brasileiro e os apoiadores/beneficiários do rentismo se omitem da defesa da indústria nacional, os países industrializados da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) divulgam um novo relatório sobre ciência, tecnologia e inovação, no qual incluíram um capítulo sobre “novas políticas industriais”, discussão que vai na contramão do que pregam os arautos ideológicos do não intervencionismo estatal na economia. Para os brasileiros, o Instituto de Estudos de Desenvolvimento Industrial (IEDI) disponibiliza uma síntese das conclusões do documento.

Anúncios
Esse post foi publicado em Política. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s