Dia da Amazônia Azul valoriza o mar brasileiro

Em audiência na Comissão de Educação e Cultura, contra-almirante apóia projeto que cria data anual para celebrar o espaço marítimo do país, com alto potencial econômico

A importância econômica e cultural da Amazônia Azul, como é chamado o espaço marítimo do Brasil, foi destacada em audiência pública na Comissão de Educação e Cultura (CE), quarta-feira.

Segundo o contra-almirante Marcos Silva Rodrigues, secretário da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar, o projeto (PLS 30/2014) de Benedito de Lira (PP-AL) que cria o Dia Nacional da Amazônia Azul vai despertar a consciência sobre o mar.

Pela proposta, a data será comemorada anualmente em 10 de dezembro. A audiência foi requerida por Inácio Arruda (PCdoB-CE), relator do projeto.

Rodrigues observou que pela Amazônia Azul — região marítima de 4,5 milhões de quilômetros quadrados contígua à costa brasileira — circulam 95% do comércio exterior e de lá são extraídos 90% da produção de petróleo e 70% do gás natural.

— Que no dia 10 de dezembro todos vistam camisa azul ou coloquem fita azul ou lenço azul e digam que essa Amazônia Azul é do Brasil — disse.

Biodiversidade

O contra-almirante falou sobre os aspectos históricos e culturais do mar e sobre a biodiversidade marinha no Brasil. Ele observou que a prática de esportes e a pesca demonstram que o espaço matítimo brasileiro tem um enorme potencial econômico que ainda não é explorado.

— Na Amazônia Azul, temos uma biodiversidade que é maior do que a da Amazônia verde. Os Estados Unidos, por exemplo, têm hoje cerca de 300 patentes de produtos da biodiversidade dos oceanos. Nós não podemos ficar atrás, queremos progredir nessas pesquisas — apontou.

O presidente da CE, Cyro Miranda (PSDB-GO), e Vanessa ­Grazziotin (PCdoB-AM) concordaram que o Dia da Amazônia Azul será importante para despertar a consciência sobre o mar. Cyro prometeu ­votar o projeto até o dia 15.

Jornal do Senado / Sinopse da Marinha

Anúncios
Esse post foi publicado em Amazônia Azul. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s